Sempre que um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental – TCRA é executado, é necessário apresentar ao órgão ambiental responsável o relatório de implantação. Nele são apresentadas todas as ações desenvolvidas como, o plantio das mudas, a preparação do terreno, a abertura das covas, coroamento, combate a formigas, tutoramento, adubação orgânica e química.
O relatório é composto por registros fotográficos georreferenciados e outras evidencias que comprovam a execução total das medidas de recuperação ambiental acordadas no termo. Além disso os relatórios são elaborados por engenheiros habilitados, que incluem uma ART – Anotação de Responsabilidade Técnica. Em conjunto com o cliente, é definido um cronograma de manutenção que seja adequado ao desenvolvimento do projeto, levando em consideração a relação entre custo e benefício. Estes cronogramas são inseridos nos relatórios de forma a estabelecer as ações e prazos para o total desenvolvimento da recuperação florestal. A cada manutenção é gerado um novo relatório que tem o objetivo de reportar o andamento do projeto.
A Síntese Ambiental conta com uma equipe composta por profissionais de diversas áreas, com experiência na elaboração de Relatórios de Implantação e Manutenção de TCRA, que podem auxiliar e orientar no planejamento, apresentando possibilidades e alternativas técnicas, respeitando sempre a legislação, assim evitando retrabalhos e custos desnecessários.