Após a realização da Avaliação Preliminar é possível determinar se uma área ou parte dela contém potencial ou suspeita.
A avaliação de risco toxicológica tem por objetivo determinar as ameaças à saúde humana em função da exposição da população aos contaminantes presentes em uma área contaminada. É através desta análise que são definidas as medidas de intervenção necessárias, estabelecendo metas de remediação, visando a reabilitação da área para o uso proposto ou declarado.
Neste trabalho são definidos cenários atuais e potenciais de exposição dos possíveis receptores, bem como as rotas de exposição, as distancias das áreas contaminadas e as concentrações dos contaminantes.Após estes cálculos são definidas as medidas de gerenciamento, determinando os riscos e as restrições da área, apresentando o mapa do risco da área contaminada e indicando e delimitando os locais onde o risco se encontra acima do nível aceitável.
Os trabalhos seguem todas as normas, diretrizes e legislações aplicáveis, tendo como resultado um relatório final conclusivo, finalizando uma etapa do processo de gerenciamento de áreas contaminadas.
A Síntese Ambiental conta com uma equipe composta por profissionais de diversas áreas, com experiência no gerenciamento de áreas contaminadas, que podem auxiliar e orientar no planejamento, apresentando possibilidades e alternativas técnicas, respeitando sempre a legislação, assim evitando retrabalhos e custos desnecessários.