Após a realização das etapas investigação e avaliação de risco, e no caso de constatação de áreas contaminadas que representem risco à saúde humana e segurança pública, é necessário iniciar os trabalhos de concepção da remediação com vistas ao uso pretendido da área.
Nestes casos são iniciados os trabalhos de investigação para remediação que irá compor o plano de remediação, apresentando detalhadamente um projeto executivo tecnicamente adequado, atenda a legislação aplicável e seja economicamente viável.
Após a execução do projeto e alcance das metas de remediação, é iniciado os trabalhos de monitoramento para encerramento, onde são realizadas campanhas de amostragem e análises químicas para verificação dos níveis de concentração dos contaminantes, e caso permaneçam abaixo das metas, o processo de reabilitação da área poderá ser encerrado.
A Síntese Ambiental conta com uma equipe composta por profissionais de diversas áreas, com experiência no gerenciamento de áreas contaminadas, que podem auxiliar e orientar no planejamento, apresentando possibilidades e alternativas técnicas, respeitando sempre a legislação, assim evitando retrabalhos e custos desnecessários.