Caracterização e Classificação

Com o objetivo de realizar o Gerenciamento de Resíduos de forma adequada, em especial a disposição final correta dos resíduos sólidos, foi elaborado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma norma (ABNT NBR 10004) que estabelece critérios para classificação dos resíduos.

As atividades envolvem a identificação e avalição dos processos que deram origem aos resíduos, bem como, sua composição e características. Desta forma é possível comparar o mesmo com a listagem de resíduos e substâncias cujo os impactos à saúde e ambiente são conhecidos, e evitar que possam causar prejuízos socioambientais e econômicos.

São realizadas amostragens que são enviados para laboratórios acreditados para realização de análises. Após o recebimento dos resultados é realizada uma avaliação da composição físico-química-biológica, e então o mesmo recebe uma classificação conforme especificado abaixo:

a) Resíduos classe I – Perigosos;
b) Resíduos classe II – Não perigosos;
– resíduos classe II A – Não inertes;
– resíduos classe II B – Inertes.

A Síntese Ambiental conta com uma equipe composta por profissionais de diversas áreas, com experiência na Classificação e Caracterização de Resíduos, que podem auxiliar e orientar no planejamento, apresentando possibilidades e alternativas técnicas, respeitando sempre a legislação, assim evitando retrabalhos e custos desnecessários.

Outros serviços

Interessado em
Caracterização e Classificação?

Gostou? Compartilhe…

Conversar
Posso ajudar?
Olá,
podemos ajudar?