Em alguns procedimentos para licenciamento ambiental, é exigido a apresentação do Laudo Geológico Geotécnico. Usualmente, em áreas que anteriormente foram utilizadas para atividades minerárias, industriais ou depósitos de resíduos sólidos, ou houver indícios de contaminação do solo e água, processos erosivos intensos e movimentação de terra que projete taludes de cortes e aterros com altura superior a 4 (quatro) metros.
Neste documento serão apresentadas informações referente à caracterização da geologia local, determinando a localização georreferenciada das sondagens, a descrição dos perfis de solo, profundidade do nível d’água, tendências de comportamento em obras de escavações e aterros, resistência e compressibilidade, pedologia, geomorfologia, hidrologia, hidrografia, geotecnia, topografia e clima.
Caso haja suspeita de contaminação da área deverá ser estabelecido o procedimento para investigação de passivo ambiental.
De qualquer forma a Síntese Ambiental conta com uma equipe composta por profissionais de diversas áreas, com experiência no licenciamento ambiental de diversos tipos de empreendimento, que podem auxiliar e orientar no planejamento, apresentando possibilidades e alternativas técnicas, respeitando sempre a legislação, assim evitando retrabalhos e custos desnecessários.